CUIDADOS ESSENCIAIS COM A PELE: RITUAL DIÁRIO (PARTE 1)

Oi gente, tudo bem? Hoje vou falar para vocês sobre os cuidados que devemos ter no dia–a-dia com a nossa pele e também dar algumas dicas sobre os tipos de produtos que existem para esses cuidados. Os cuidados que devemos ter dependem muito do tipo de pele, por isso existem produtos adequados para cada tipo de pele. Independente do tipo de pele existe três passos que devem ser seguidos em seu ritual de beleza diário.

1º PASSO: LIMPEZA DA PELE

Imagem

A primeira coisa que deve ser feita antes que qualquer procedimento é a limpeza da pele, acredito que este seja o cuidado principal e nunca deve ser abandonado, se você não tiver tempo ou está com preguiça de fazer o ritual de beleza diário, aconselho que, pelo menos, limpe sua pele, NUNCA durma com maquiagem no rosto! Pois acelera o envelhecimento e obstrui os poros, o que pode deixar a sua pele mais oleosa e propícia a formação de acnes.  A limpeza quando feita de forma correta elimina todas as impurezas, e evita a obstrução dos poros.

Para que sua pele fique limpa basta que você use um sabonete e um demaquilante (se tiver maquiagem na área dos olhos). Porém fique atenta ao seu tipo de pele e a algumas recomendações:

DEMAQUILANTE: A maioria dos demaquilantes são oleosos, por isso se sua pele for oleosa use produtos livres de óleo e somente na área dos olhos, nada de ficar passando demaquilante no rosto inteiro. O demaquilante foi feito para tirar maquiagens à prova d’água e especialmente para a área dos olhos.

SABONETE E GEL DE LIMPEZA: Para peles oleosas acho interessante os sabonetes líquidos, em gel, ou até em barra, mas sempre sabonetes faciais, ou seja, próprios para a pele do rosto, pois a pele do rosto é mais delicada que a pele do corpo, e os produtos para o corpo acabam agredindo a pele delicada do rosto, essa dica vale para qualquer tipo de pele. Se você já fez limpeza de pele com alguma esteticista pode ter notado, que algumas delas, usam o sabonete e o gel de limpeza, os dois juntos, porém não vejo necessidade de usar os dois no seu  dia a dia, em casa, um dos dois já é o suficiente.

Para pele seca o sabonete pode ser usado, mas não aconselho o sabonete em barra ou em gel, o mais adequando seria um sabonete hidratante. Já para pele sensível, nem pensar no sabonete em barra, acho que para esse tipo de pele o sabonete não é o mais adequado, tampouco o gel de limpeza. Para peles mistas acho que o mais adequado é o gel de limpeza, porque como a pele mista não tem só a parte oleosa, mas também a parte seca, o sabonete em barra ressecaria. O gel de limpeza é ideal também para peles normais, pois hidrata na medida certa e não resseca.

ESPUMA E LIMPEZA: depende da fórmula, a maioria das espumas que conheço são feitas para peles maduras, então não aconselho usar na pele jovem, aliás, fiquem sempre atentas a isso!! Se for sabonete, gel, ou qualquer produto indicado para peles maduras respeitem a indicação e não usem em uma pele jovem.  Se for uma espuma de limpeza para peles jovens, indico praticamente para todos os tipos de pele, observando claro, os componentes presentes na formula.  Por exemplo, produtos que tiverem álcool na fórmula não são indicados para peles sensíveis e secas, ou produtos com ativos muito hidratantes não são recomendados para peles oleosas e mistas, como as espumas hidratantes por exemplo.

LEITE DE LIMPEZA: esse produto é ótimo para pele sensível e seca (desde que não contenha álcool na fórmula), lembrando que muitos leites de limpeza são feitos para peles maduras, então mais uma vez ressalvo, fiquem atentas a isso: Não aconselho esse tipo de produto de limpeza para peles mistas muito menos para peles oleosas, pois a formula é extra-hidratante.

2º PASSO: TONIFICAR A PELE

Imagem

Poucas pessoas sabem ou ouvem falar sobre os tônicos faciais, desconhecem a importância tonificar a pele. Segundo a cosmetóloga Karolne Pellacani, da Adcos: “Após o uso dos produtos higienizantes, a pele fica levemente ácida e precisamos reequilibrar o seu pH, função desempenhada pelas loções tônicas, que também ajudam a remover resíduos dos itens usados na higienização”.

É através do pH  que conseguimos diferenciar qual o tipo de pele de cada pessoa, se uma pele é oleosa ou seca. Eu encontrei no site  “Mais Bonita Estética” algumas informações mais técnicas sobre esse assunto e achei muito interessante compartilhar com vocês. No post anterior falei sobre as características de cada tipo de pele, se você tiver alguma dúvida quanto ao tipo de pele olha lá.

Pele Normal – pH fisiológico: Aspecto liso, macia, aveludada, elástica, poros pouco visíveis. Comum apenas em crianças e em pessoas jovens.

Pele Seca – pH ácido: Fina, opaca, poros visíveis, rugas finas, descama-se facilmente, sensível e tem envelhecimento precoce.

Pele Oleosa – pH alcalino ou básico: Brilho intensivo, poros dilatados, espessa e resistente, rugas (poucas e profundas), cravos, espinhas e áspera ao toque. Ocorre devido a hiperatividade das glândulas sebáceas o que favorece o desenvolvimento de micro-organismos responsáveis, por exemplo, pela acne.

O que quero que vocês entendam é que o pH fica desequilibrado e será o tônico que vai devolver o equilíbrio do seu pH de acordo com a sua necessidade.

COMO SE APLICA O TÔNICO: o modo correto de aplicar o tônico é com um algodão, porém existe um truque que potencializa a ação da loção tônica: você não deve ‘’esfregar’’ o algodão na pele, mas ir aplicando com ‘’batidinhas’’.

O QUE USAR DE ACORDO COM O TIPO DE PELE:

PELE NORMAL: a pele normal já tem com o pH regulado, mas existem produtos que desequilibram esse pH como o sabonete, e outros produtos de limpeza em geral,  por tanto, portanto vocês devem procurar um tônico que seja hidratante.

PELE SECA: loção tônica hidratante ainda a loção deve ser livre de álcool, recomendo produtos com propriedades super hidratantes como a ureia.

PELE OLEOSA: sempre loção tônica adstringente que vai regular a oleosidade da pele, procure sempre produtos antissépticos no caso de acne. Propriedade que recomendáveis para peles oleosas: Zinco que hidrata ao mesmo tempo em que reduz a oleosidade (reduz a produção de sebo). Ácido salicílico: antisséptico, afina a pele, age diretamente na queratinizarão, diminuindo o espessamento da pele. Previne o surgimento da acne. Ácido bórico: adstringente e antisséptico.

PELE SENSÍVEL: produtos livres de álcool e qualquer tipo de ácido, extremamente hidratantes e calmantes. Recomendo produtos à base de, camomila, beta glucan, aloe-vera. Sempre as substâncias calmantes e descongestionantes, que minimizam a irritação. Evitem ativos adstringentes, esfoliantes e ácidos.

PELE MISTA: também recomento produtos adstringentes, pois a maior parte do rosto é oleosa, só não indico que passem o produto nas áreas secas, se sua pele for mista (oleosa + normal) pode passar no rosto inteiro.

Para não ficar muito cansativo resolvi dividir esse post em duas partes, pois tem muita informação, e achei que se fosse resumir não ficaria tão bom.

Mas me digam, ficaram com alguma dúvida? Vocês costumam fazer algum ritual diário de beleza??

Bjoos

Anúncios

Um pensamento sobre “CUIDADOS ESSENCIAIS COM A PELE: RITUAL DIÁRIO (PARTE 1)

  1. Pingback: CUIDADOS ESSENCIAIS COM A PELE: RITUAL DIÁRIO (PARTE 2) | Vaidade em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s